Caminhar ou correr na praia adiciona prazer à boa forma

Correr na praia faz muito bem
Tem gente que passa uma parte das férias de verão na praia e só quer saber de deitar na areia, comer petiscos e tomar cerveja. Mas esse período é uma chance de mudar sua saúde e sua forma física. A areia, com o visual do mar à frente, é o lugar ideal para começar a caminhar ou correr, hábito que deve ser levado para o dia a dia fora da época de folga.

A personal trainer Andréia Sosa, fã de atividades ao ar livre, principalmente na praia, diz que a escolha entre caminhar e correr deve ser feita com base em dois aspectos. O primeiro é objetivo, sabendo que, em uma hora, a um ritmo médio constante, a caminhada proporciona um gasto calórico entre 250 e 400 calorias, enquanto a corrida gera uma perda de 300 a 500 calorias. O segundo é condicionamento físico, tendo consciência de que não adianta sair por aí correndo se você é sedentário.

Mas a especialista recomenda cuidados que valem para as duas modalidades. A principal orientação é sempre praticar o exercício com tênis adequado e meia firme de cano longo. “Isso previne contra lesões causadas pelo impacto. Coluna, joelho, tornozelo e quadril são as articulações mais expostas a riscos e o tênis ajuda a protegê-las”, explica.

Ambas as atividades podem ser realizadas tanto na areia dura quanto na fofa, dependendo, mais uma vez, da sua resistência atual. “O único inconveniente é que, na parte mais mole, tem muita gente pegando sol. Procure respeitar o espaço dos outros”, orienta Andréia. E vale até dentro da água se você estiver com um preparo físico melhor.

A treinadora ainda dá uma dica interessante. “Convide alguém para encarar com você um desafio por dia. Por exemplo, liste praias que possa ir caminhando ou correndo e vá conhecê-las. Se precisar, volte de ônibus ou peça para alguém buscá-la de carro. Mas não perca a oportunidade de fazer turismo a pé. Além de saudável, é uma delícia porque permite que você descubra os lugares de forma única.”

O ideal é andar ou correr diariamente para pegar o costume. “Assim, é impossível não sentir falta na volta para casa”, diz. A profissional ainda ressalta que não adianta praticar o exercício parando a cada tanto para conversar ou olhar a paisagem. É preciso ritmo constante durante um determinado tempo.

A roupa pode ser biquíni ou uma peça leve, acompanhada de chapéu, óculos escuros e protetor solar. Procure fugir dos horários de pico do sol. E sempre leve água ou dinheiro para comprar algum líquido – hum, água de coco – para tomar durante a caminhada ou corrida.

Fonte: Blog Walmart

0 comentários:

Postar um comentário