Alimentação saudável no Verão

Alimentação saudável no Verão


A época de Verão exige cuidados-extra na sua alimentação.
Quando pensamos em férias, sol e mar, lembramo-nos de dias longos passados na praia. Mas nesta altura do ano, há que ter um cuidado especial com a alimentação. Não apenas porque o nosso corpo necessita de mais líquidos de forma a evitar a desidratação devido ao calor, como também as refeições devem ser leves.

Sandes são ideais para se comer na praia, desde que estejam bem conservadas e protegidas do sol. Para manter a sua frescura, leve uma geleira e embrulhe-as em papel de alumínio. Procure aquelas que contêm, além do pão, um alimento fonte de proteínas (peito de peru, frango desfiado, atum em água ou queijos do tipo branco, ricota).

Além disso, é importante comer frutas, que repoem algumas vitaminas no organismo e “refrescam” o mesmo.
Outras das boas opções são as saladas. Os vegetais são ricos em vitaminas e minerais. No entanto, não estrague tudo e evite os molhos.
Se tiver mesmo que comer em bares de praia ou comprar alimentos a algum vendedor ambulante, tenha em atenção o aspecto da comida.
Algumas dicas para manter uma alimentação saudável nas praias:
Evite comer maionese
A maionese é facilmente perecível (mesmo as industrializadas), já que é feita de óleo e ovo. Consuma alimentos com maionese somente se eles forem preparados na hora e tiver a certeza de que o ingrediente foi mantido sob refrigeração adequada.

Se consumir sandes naturais, prefira as de atum
O atum industrializado já vem pronto para preparar as sandes e costuma ter um baixo índice de contaminação. O frango desfiado, produzido artesanalmente, costuma ter mais bactérias.

Beba muita água e sumos naturais
Os refrigerantes e as bebidas alcoólicas não matam a sede. A água ajuda a manter a hidratação do corpo porque repõe minerais perdidos com o suor. Os sumos têm menos sais minerais, mas também ajudam na hidratação. Se a bebida levar gelo, verifique se ele já vem em cubos. Os gelos em barra (utilizados para refrescar a cerveja) geralmente não são feitos com água filtrada e o processo de congelamento não elimina as bactérias.

Se consumir salgados, prefira os de forno e evite os fritos
Muitos vendedores reutilizam o óleo da fritura, que vai acumulando toxinas nocivas à saúde; é melhor dar preferência aos salgados assados, como os pastéis de forno.
Entretanto, para manter a forma, é recomendável evitar as empadas; além de altamente calóricas, conteêm muita gordura hidrogenada; uma empada de frango média, por exemplo, chega a ter 300 calorias, o equivalente a um prato de salada, arroz e frango grelhado.
Evite os frutos do mar, principalmente os vendidos na areia
As ostras cruas podem ter sido colhidas em locais contaminados, e os camarões cozidos ficam, por vezes, expostos ao sol. E por isso, contêm muitas bactérias que podem transmitir doenças como a cólera e a salmonelose.

Bebidas alcoólicas, só com moderação
Na praia, as bebidas alcoólicas são duplamente arriscadas. Primeiro porque são altamente calóricas e desidratantes. Segundo porque, com o calor, as pessoas costumam perder a noção daquilo que já beberam e acabam por se embriagar mais rápido.

Prefira os alimentos industrializados aos artesanais
Os produtos industrializados estão sujeitos a normas rígidas de higiene durante a fabricação; estes alimentos costumam ser mais seguros do que os feitos de forma caseira, quando não se tem certeza da sua proveniência.

Além de ajudarem a mantê-lo em forma no Verão, estes conselhos podem evitar que um dia de praia se transforme num pesadelo. E ao optar por refeições leves, pode sempre ir refrescar-se com um belo banho de mar.

Boa praia!
Fonte: http://www.viagemdeferias.com

0 comentários:

Postar um comentário